Bem Vindos ao Meu Olhar!!!

Manifesto acerca da Etapa Estadual São Paulo - CONAE 2014

05/11/2013 15:25

Manifesto

O Fórum Estadual Não me representa na luta pela Democratização

Conae 2014 – Etapa Estadual – Serra Negra

 

Sou mãe de uma menina de 8 anos, estudante do 3º ano do ensino fundamental da rede estadual de educação. Primeiramente participei como delegada da Etapa Intermunicipal Polo Guarulhos, composto por 15 Municípios.

Na Conferência Intermunicipal, fiz a escolha de participar do Eixo V, no qual defendemos a Democracia, a Transparência e a Gestão Compartilhada. Travamos um debate produtivo, resultando em um belo documento com propostas inovadoras que garantem e fortalecem a efetiva participação das famílias e da comunidade na construção do Projeto Político Pedagógico, direito esse legitimado por meio da Constituição Federal, Código Civil 10.406/2002  (Artigos 205 e 206 – Inciso VI) e pela   LDB 9396/96( Artigo.14 -Inciso II ,Artigo16 – Inciso II ).

Eleita  para a Etapa Estadual, deixei minha filha com o pai e fui a Serra Negra,  com a certeza que poderia exercer o meu direito de participação nas questões que afetam no dia a dia das famílias brasileiras.

Ao chegar no Centro de Convenções da cidade, ficou clara a desorganização e o despreparo de todos que estavam à frente dos trabalhos, causando inúmeros transtornos como:  nomes que não estavam na lista, falta de informações e o desrespeito com vários delegados que apenas buscavam formas de contornar a situação.

Superado o primeiro desafio, partimos para o início dos trabalhos. De forma obscura, feita às pressas e sem a devida leitura, a mesa empurrou o Regimento e a metodologia dos trabalhos.

No dia seguinte, o indício de sabotagem ficou ainda mais evidente. Em todos os eixos, as pessoaos que compunham as mesas não estavam preparadas para exercer a tarefa de coordenar os debates, além do despreparo, colocavam-se  de forma autoritária e arrogante.

O documento sintetizado com as propostas de todos os polos chegou aos eixos atrasado e em preto e branco, sendo impossível diferenciar as  propostas de emendas suprimidas ou de mudança de texto, além disso, muitos polos identificaram a ausência de suas propostas.

Mesmo com essa problemática, a mesa do Eixo V negou-se a ler o documento e fazer as devidas identificações. Ficou nítido que as pessoas estavam conduzindo os trabalhos de forma tendenciosa a garantir interesses, inclusive ferindo o regimento e se fazendo do uso de voto, durante o debate, por inúmeras vezes nosso direito de opinar e propor foram cerceados.

Por conta de todas essas manobras e dessa baderna articulada, as propostas construídas nos dois dias de trabalho intenso no Eixo V, na Conferência Polo Guarulhos, ficaram prejudicadas, das 30(trinta) páginas construídas apenas 10 (dez) foram apreciadas pelo Fórum.

Na eleição dos delegados para etapa nacional, o processo se deu por acordos. No segmento de pais, o direito da participação da família foi limado, visto que a maioria dos delegados eleitos não eram pais apenas, e sim gestores e professores da rede de ensino inclusive ligados a sindicatos. A falta da garantia desse espaço fere a constituição e desqualifica o debate, pois o envolvimento das famílias e a diversificação das vozes fortalece a rede.

Por todos os fatores apontados acima eu digo: A Etapa Estadual – CONAE 2014 NÃO ME REPRESENTA!!!

 

Tatiane Gomes – Delegada pelo Polo Guarulhos.

 

 

 

 

 

 

Pesquisar no site

Contato

Por Tatiane Gomes